Página não oficial do Concelho de Castanheira de Pera
Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008
Fernando Lopes na Região de Turismo do Centro

Transcrevemos na integra, pela sua importância no contexto local e regional; o texto publicado no Diário de Coimbra, cujo autor é Patrícia Isabel Silva

 

============

 

Tomada de posse em Coimbra foi “sinal” de Pedro Machado
Escolha das sedes das novas entidades de Turismo pretende dar «oportunidades» a cidades de menor visibilidade, diz secretário de Estado

A escolha de Coimbra para a tomada de posse dos órgãos da Entidade Regional de Turismo da Região Centro – Turismo Centro de Portugal (TCP), que ficará sedeada em Aveiro, foi um «sinal» que Pedro Machado quis deixar para demonstrar o «valor» deste município, que se recusou a aderir. «Quero que Coimbra saiba que terá, da minha parte, todo o empenho para integrar a estrutura», frisou, acrescentando que, caso mude de opinião, poderá aderir à entidade já na assembleia-
-geral de Dezembro ou na de Março.
«Estamos em Coimbra, porque é muito importante para nós. É desta forma que damos a mão a todo o território. Estou muito orgulhoso de poder tomar posse na minha terra-natal», disse. O «empenho» e «disponibilidade» estende-se também a Cantanhede e Figueira da Foz (os outros dois municípios que ficaram de fora por discordar da escolha de Aveiro para sede), ressalvou.
O secretário de Estado do Turismo adiantou que a aposta do Governo na escolha das sedes das novas entidades de promoção passou por escolher «cidades que, à primeira vista, não têm maior expressividade». A ideia é dar «oportunidades a estas cidades», continuou Bernardo Trindade, acrescentando que «há um conjunto de centralidades que têm de ser acarinhadas».
E se Aveiro foi a escolha para o Centro, Santarém é para a região de Lisboa e Vale do Tejo, Viana do Castelo para o Norte, completou, acrescentando que a opção de Coimbra, Cantanhede e Figueira da Foz em ficarem de fora foi «um sinal político». «É uma questão ultrapassada. Estou certo da sua inclusão», adiantou Bernardo Trindade, que não deixou de alertar para a importância da participação de todos, devido à disponibilização de recursos.
É que, completou Pedro Machado, a não adesão destes três municípios traz consequências para os próprios e para a própria entidade de Turismo. Reafirmando que «não há nenhum município dispensável nesta estrutura», o presidente do Turismo Centro de Portugal explicou que quem fica de fora não tem acesso às verbas nacionais dos programas de apoio ao Turismo. «A promoção tem de ser feita por si. Será um esforço acrescido que os municípios terão de fazer com os seus próprios recursos», explicou.
Haverá também um conjunto de contrapartidas financeiras que a própria entidade deixa de receber pela não inclusão de todos os 58 municípios que constituem a região, completou Pedro Machado.

Reduzir assimetrias
para afirmação heterogénea
Depois de seis meses, Pedro Machado passa de presidente da comissão instaladora da nova entidade de Turismo para presidente da direcção. Espera-o «muito trabalho», mas garante que a «defesa, construção e afirmação do Centro de Portugal» são as suas principais prioridades num sector «primordial, que ajuda a criar riqueza».
A ideia é «reduzir assimetrias entre municípios com maior e menor capacidade» para que «todo território se possa afirmar de forma heterogénea», frisou. Agora, a direcção tem até ao final do mês para preparar o plano e orçamento para 2009, um trabalho que já teve início com a jornada de trabalho que antecedeu a tomada de posse. «Foi o lançar de bases para o reforço, para a notoriedade do Centro de Portugal», frisou Pedro Machado, certo que o secretário de Estado do Turismo estará atento às necessidades da região.
Depois de destacar que está cumprido o objectivo de «reorganizar turisticamente o país», Bernardo Trindade realçou que «os tempos que aí vêm são difíceis. Exigem uma concertação clara», no entanto deixa indicações positivas para o sector, que conta com as verbas do Programa de Intervenção do Turismo (PIT).
Da parte da Entidade Regional de Turismo “Centro de Portugal” deu já entrada uma candidatura de um milhão de euros para o Centro Experience, uma campanha de projecção externa, explicou Pedro Machado.
A posse dos órgãos da Entidade Regional de Turismo “Centro de Portugal” acontece depois da tomada de posse da homóloga do Algarve, seguindo-se ainda este mês Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.
Nos órgãos de gestão ficam, então, na Direcção, Pedro Machado (presidente), Armindo Palma Jacinto (Idanha-a-Nova e Naturtejo), Adriano Lima Azevedo (São Pedro do Sul e ex-Dão Lafões), como vices. Luís Vilar (Coimbra), Ribau Esteves (Ílhavo), Pedro Silva (Ex- Rota da Luz) e Jorge Almeida (Associação de Hotelaria de Portugal) são os vogais.
A Mesa da Assembleia-Geral é presidida por Joaquim Mourão (Castelo Branco), tendo como secretários Fernando Marques (Ansião) e Fernando Lopes (Castanheira de Pera).

 

Patrícia Isabel Silva

(O itálico e negrito é nosso)  

(Filipe Lopo

filipelopo@sapo.pt

http://castanheiraemnoticia.blogs.sapo.pt)



publicado por Filipe Lopo às 16:10
link do post | favorito
 O que é? |

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Novo endereço - http://ca...

AS SUAS NOTICIAS - O NOSS...

25 de ABRIL de 1974 - 36º...

OS PERIGOS DA INTERNET

VIOLÊNCIA EM DEBATE

CASTANHEIRA DE PERA RECEB...

CARTA DE UMA MÃE PARA OUT...

CORO DE SANTO AMARO DE OE...

TOMADA DE POSSE DOS ELEIT...

DISCURSO DO PRESIDENTE DA...

TOMADA DE POSSE DOS ELEME...

HOJE ESTOU DANADO

ACTO ELEITORAL NA FREGUES...

FUTEBOL DE RUA – ÉPOCA 20...

APANHA DE SEMENTES – PROJ...

GNR de Pombal apreendeu m...

CANYONING - Ribeira de Qu...

“DEUS ABENÇÕE OS PAIS MAU...

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES A...

DISTRIBUIÇÃO DE MANDATOS ...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 200...

EXPOSIÇÂO NA CASA DO TEMP...

Há Festa em Castanheira d...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM C...

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA ...

PARTIDO SOCIALISTA - CAND...

"PAISAGENS" EXPOSIÇÃO FOT...

EXPOSIÇÃO DE MOTORIZADAS ...

Iº Torneio de Vólei Praia...

DUAS LUAS A 27 DE AGOSTO ...

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

DIA INTERNACIONAL DA JUVE...

Dia 15 de Agosto a RTP ch...

PSD candidata presidente ...

CASTANHEIRA DE PERA - PS ...

04 de Julho de 2009 - Dis...

04 de Julho de 2009 - Dis...

Festa do Livro volta à Pr...

COMEÇOU A CAMPANHA ELEITO...

JS não integra lista do P...

ULTIMA HORA - MINISTÉRIO ...

PEDIDO DE DESCULPA

CANDIDATO À AUTARQUIA CAS...

95º ANIVERSÁRIO DE CASTAN...

APRESENTAÇÃO DE 70 NOVAS ...

PASSEIO PEDESTRE, ESCONHA...

Stº ANTÓNIO DA NEVE - C...

Memórias do Antigamente l...

XII FESTIVAL DE FOLCLORE ...

TRIANGULACOES de JOSÉ POR...

arquivos

Janeiro 2011

Abril 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

tags

todas as tags

links
Paralaxe

VISITAS

Estadisticas web
blogs SAPO
Pesquisa
 Busca e Pesquisa Evangélica