Página não oficial do Concelho de Castanheira de Pera
Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009
"Há jovens assim... " - Ana Filipa Janine Simões Martins

Com a devida vénia do Jornal "Campeão das Provincias" e com a autorização da jornalista Iolanda Chaves, transcrevemos na integra o texto com o titulo "HÁ JOVENS ASSIM", visto que o mesmo é do interesse dos amigos e leitores Castanheirenses. A Jovem em causa tem familia em Castanheira de Pera. É neta de Olinda Simões, esposa de Manuel Simões recentemente falecido,  empresário conhecido e pessoa amiga e afável.

Do "Campeão das Provincias" passamos a transcrever o texto "HÀ JOVENS ASSIM":

 

"

Há jovens assim...

   

 

Escrito por Iolanda Chaves   

14-Jan-2009

NOME Ana Filipa Janine Simões Martins

IDADE 25 anos

PROFISSÃO Advogada estagiária

NATURALIDADE Coimbra

SIGNO Caranguejo

PASSATEMPO Ler, ver filmes e ir ao ginásio

 

A conimbricense Ana Filipa Janine, directora do Gabinete de Relações Internacionais da Juventude Social-Democrata (JSD), terminou o segundo mandato consecutivo na presidência da EDS (European Democrat Students) no ano passado, mas mantém-se ligada a esta estrutura europeia como presidente honorária, um lugar que não era ocupado há mais de uma década.

Esta nomeação é para ela motivo de orgulho e uma prova de reconhecimento pelo trabalho que desenvolveu, não só como presidente mas também como vice-presidente, cargo para o qual foi eleita, pela primeira vez, em 2003.

Nos últimos dois anos, já com a licenciatura em Direito concluída, na Universidade de Coimbra, com média de 15 valores, Ana Filipa andou num vaivém constante entre Portugal e os vários países aonde era chamada para reuniões.

Nestas andanças internacionais teve oportunidade de contactar personalidades de revelo, sobretudo do mundo da política, nomeadamente Giscard d' Estaing (com que esteve em França, em 2003), os líderes europeus José Maria Aznar, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, o histórico Lech Walesa e o antigo presidente dos Estados Unidos da América Bill Clinton, entre muitos outros.

Foi eleita presidente em Julho de 2006 e em Setembro desse ano iniciou o estágio para a Ordem dos Advogados. O que aos olhos da maior parte das pessoas pode ser complicado, para ela é só uma questão de gestão de tempo. A assunção de várias responsabilidades ao mesmo tempo é algo com que lida desde muito nova, na convicção de que todas as actividades em que se envolve são “número um”.

Na infância, começou por conciliar a música, o inglês, o desporto e a escola. No romper da juventude, preocupou-se em dar o seu melhor na vida académica, na política, na tuna feminina Mondeguinas e no Orfeon.

Por mais viagens e ausências, a família e os amigos são o seu porto de abrigo, a sua principal referência. Nos dois anos em que mal conseguiu estar mais de 10 dias no mesmo local, no cumprimento das suas obrigações de presidente da EDS, teve a preocupação de no regresso a casa dedicar algum do seu pouco tempo às pessoas que lhe são queridas.

 

Pessoa muito competente

Os pais, o jornalista Mário Martins e a professora Maria Graciete (vice-presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Ferrer Correia), não escondem o “enorme orgulho” que sentem pela filha mais velha.

“A Filipa é, desde pequena, muito responsável, determinada e auto-suficiente. Nunca foi preciso mandá-la estudar, consegue empenhar-se em várias coisas ao mesmo tempo e com sucesso”, dizem de forma muito sentida

Reconhecem, que não é fácil, aos 25 anos, possuir a experiência que ela tem: as organizações, as reuniões, os contactos com personalidades de relevo, o atravessar a Europa várias vezes de uma ponta à outra.

“Reserve-lhe o futuro o que lhe reservar, estas vivências e a experiência adquirida já ninguém lhas retira. O mérito é só dela e do seu trabalho, porque não tem quaisquer 'lóbis' por detrás, nem sequer um 'staff' de apoio”, declaram, sem rodeios.

Quem lhe reconhece todo o mérito é também Pedro Passos Coelho que a escolheu para mandatária distrital para a juventude aquando da sua candidatura à presidência do PSD, no ano passado. Já a conhecia de nome, interessou-se pelo seu currículo e na primeira conversa que tiveram pessoalmente ficou com a certeza de que Ana Filipa seria uma boa escolha.

“Em primeiro lugar, acho-a uma pessoa muito competente. Sem ser sisuda, leva muito a sério as tarefas em que se envolve. Teve um desempenho brilhante enquanto presidente da EDS, trabalho esse reconhecido por instituições relevantes. Gere muito bem as equipas em que se integra. É um valor que deve honrar a JSD e o PSD”, considera o político que entre 1990 e 1995 liderou a JSD.

 

À procura do primeiro emprego

Assim que concluíu o mandato, Ana Filipa começou a pensar no desafio seguinte. “Lembro-me de a ouvir dizer: O que é que eu vou fazer agora?”, diz-nos a amiga Mariana Reis, recém-licenciada em Medicina.

As duas começaram por ser colegas de escola, no ciclo. No 9.º ano seguiram caminhos diferentes (uma optou por Letras e a outra por Ciências), mas jamais deixaram escapar a amizade que as une. Mariana licenciou-se em Lisboa e a Ana Filipa em Coimbra, quando se reencontram “é como se não tivesse havido qualquer separação.”

“Ela é muito comunicativa e sempre gostou de política. Preocupa-se com as coisas que acontecem à sua volta. Direito era a sua outra paixão. A minha mãe também tirou Direito, lembro delas falarem muito sobre isso...”

Ana Filipa não levou muito tempo a arranjar nova ocupação. Desafiada pela advogada e amiga Daniela Sequeira, está agora a fazer trabalho de voluntariado, algo que há muito desejava. A oportunidade surgiu-lhes através da APAV – Associação Portuguesa de Apoia às Vítimas.

“Ela tem uma grande capacidade de mobilidade e vontade de vencer. Sempre se destacou pela forma como expõe os seus pontos de vista. No plano afectivo, preocupa-se com os amigos e com a família. Por mais viagens que faça volta sempre para junto dos que lhe são queridos, arranja maneira de estar com essas pessoas”, salienta Daniela.

Ao longo do Ciclo, Ana Filipa foi ora delegada ora sub-delegada de turma. No Secundário, já como elemento activo da JSD, chegou à liderança da Associação de Estudantes da Escola Secundária Infanta D.Maria.

A faceta alegre e divertida é-nos dada a conhecer por Susana Ferreira. Ainda que fossem colegas de curso, foi nas Mondeguinas que deram pela existência uma da outra. Tinham em comum a vontade de viverem o espírito académico coimbrão.

“A Ana é muito independente, tem vontade própria. É muito alegre e convive com toda a gente. Tem espírito de liderança, é muito observadora e está sempre a dar sugestões. Ainda que gostasse muito de cantar e de tocar, desafiando-nos sempre para mais esta e mais aquela canção, lembro-me que foi tesoureira, pois tinha de fazer sempre mais qualquer coisa”, sublinha a avogada estagiária.

Ana Filipa está actualmente empenhada no exame para a Ordem dos Advogados e sabe que, politicamente, vai ter um ano agitado devido aos três actos eleitorais que vão ocorrer. Apesar do currículo político que já possui, não encara a política como uma carreira. Diz-nos que, para já, é apenas “uma jovem à procura do primeiro emprego”. Quer trilhar carreira na advocacia, quiçá em Direito Comercial ou Fiscal, duas áreas que a fascinam".

 

Da nossa parte resta-nos desejar à jovem Ana Janine a continuação de bons sucessos pela vida fora.

Agradecemos ao "Campeão das Provincias", na pessoa da sua Jornalista Iolanda Chaves, a disponibilidade deste texto.

 

                                                                                                                                                    Filipe Lopo

                                                                                                                                       filipelopo@sapo.pt



publicado por Filipe Lopo às 16:20
link do post | favorito
 O que é? |

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Novo endereço - http://ca...

AS SUAS NOTICIAS - O NOSS...

25 de ABRIL de 1974 - 36º...

OS PERIGOS DA INTERNET

VIOLÊNCIA EM DEBATE

CASTANHEIRA DE PERA RECEB...

CARTA DE UMA MÃE PARA OUT...

CORO DE SANTO AMARO DE OE...

TOMADA DE POSSE DOS ELEIT...

DISCURSO DO PRESIDENTE DA...

TOMADA DE POSSE DOS ELEME...

HOJE ESTOU DANADO

ACTO ELEITORAL NA FREGUES...

FUTEBOL DE RUA – ÉPOCA 20...

APANHA DE SEMENTES – PROJ...

GNR de Pombal apreendeu m...

CANYONING - Ribeira de Qu...

“DEUS ABENÇÕE OS PAIS MAU...

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES A...

DISTRIBUIÇÃO DE MANDATOS ...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 200...

EXPOSIÇÂO NA CASA DO TEMP...

Há Festa em Castanheira d...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM C...

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA ...

PARTIDO SOCIALISTA - CAND...

"PAISAGENS" EXPOSIÇÃO FOT...

EXPOSIÇÃO DE MOTORIZADAS ...

Iº Torneio de Vólei Praia...

DUAS LUAS A 27 DE AGOSTO ...

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

DIA INTERNACIONAL DA JUVE...

Dia 15 de Agosto a RTP ch...

PSD candidata presidente ...

CASTANHEIRA DE PERA - PS ...

04 de Julho de 2009 - Dis...

04 de Julho de 2009 - Dis...

Festa do Livro volta à Pr...

COMEÇOU A CAMPANHA ELEITO...

JS não integra lista do P...

ULTIMA HORA - MINISTÉRIO ...

PEDIDO DE DESCULPA

CANDIDATO À AUTARQUIA CAS...

95º ANIVERSÁRIO DE CASTAN...

APRESENTAÇÃO DE 70 NOVAS ...

PASSEIO PEDESTRE, ESCONHA...

Stº ANTÓNIO DA NEVE - C...

Memórias do Antigamente l...

XII FESTIVAL DE FOLCLORE ...

TRIANGULACOES de JOSÉ POR...

arquivos

Janeiro 2011

Abril 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

tags

todas as tags

links
Paralaxe

VISITAS

Estadisticas web
blogs SAPO
Pesquisa
 Busca e Pesquisa Evangélica