Página não oficial do Concelho de Castanheira de Pera
Quarta-feira, 14 de Outubro de 2009
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2009 EM CASTANHEIRA DE PERA

AUTÁRQUICAS 2009

CASTANHEIRA DE PERA

Apenas uma pequena reflexão após o que já aqui deixamos transcrito sobre os resultados e distribuição de mandatos nestas últimas eleições Autárquicas.

- Tal como dissemos após as eleições Europeias (a 9 de Junho de 2009), o Partido Socialista, local, deveria ter tido em conta já os resultados que na altura mostravam algum desapontamento, quer a nível nacional e mesmo a nível local. (http://castanheiraemnoticia.blogs.sapo.pt/2009/06/).

Deixamos aqui um enxerto do que na altura dissemos:

“… Se em ambos os casos o P.S. ganha ao P.S.D., há que salientar o facto do Partido Socialista perder 293 votos entre o acto eleitoral de 2004 e o de 2009. Já no mesmo período de tempo, o Partido Social Democrata perde somente 23 votos.

Se é certo que o eleitorado afecto ao P.S. se dispersou pelos outros partidos de esquerda, também é certo que o eleitorado do P.S.D. praticamente se manteve fiel.

A fraca descida do P.S.D. em Castanheira de Pera, poderá traduzir-se no eleitorado que este ano escolheu o CDS-PP, que em 2004 não concorria às eleições para o Parlamento Europeu e um ou outro partido sem grande influência nestas eleições.

Examinando mais cuidadosamente a tabela abaixo, é fácil compreendermos que o Partido Socialista local, tem algum trabalho a fazer se quiser continuar a ganhar eleições e, por conseguinte, a confiança dos eleitores, embora os responsáveis nacionais teimem em tentar fazer passar a mensagem que este resultado a nível nacional, em que o P.S. perde para o P.S.D.; nada tem a ver com os dois próximos actos eleitorais que se avizinham: - Autárquicas e Legislativas.

Por outro lado, a vitória nas eleições Autárquicas em Castanheira de Pera, para o P.S. ou para o P.S.D., poderá muito bem estar dependente dos candidatos apresentados e não somente no trabalho que ambos os partidos políticos venham a desenvolver entre os eleitores castanheirenses até à data do próximo acto eleitoral.

Depois, há que pensar como convencer os eleitores que agora votaram em branco ou anularam o seu boletim de voto, juntamente com os que optaram pela abstenção; a votarem em concreto.

Isso só será possível precisamente se, até lá, ambos os partidos políticos trabalharem em prol do concelho e não somente em prol de ideais politico/partidários.

Isso só será possível se os rumores de desentendimentos no seio dos partidos pararem de chegar até aos eleitores, provocando a incerteza e mesmo compreensivelmente o receio de uma instabilidade política que num concelho como o de Castanheira de Pera poderá traduzir-se numa falta de confiança política por parte dos eleitores.

Seja qual for o partido político que queira ganhar eleições em Castanheira de Pera, tem um trabalhoso caminho pela frente. Caminho esse cujo final se aproxima rapidamente, não deixando espaço para manobras de ‘diversão’…”.

Após este nosso escrito, muitos foram os que nos enviaram mensagens de acordo e também de desacordo. Mas o que mais se salientou nessas mensagens, foi o facto de alguns indivíduos (ditos de esquerda), nos terem praticamente ‘insultado’ pelo facto de que a nossa análise ’era incorrecta onde falta a verdade”, até porque ‘Castanheira de Pera nada tem a ver com o que se passou a nível nacional’, mostrando que a nossa atitude nessa análise era ‘injusta para com o Partido Socialista de Castanheira de Pera’, actuando nós como ‘vira-casacas’…

Não quisemos comentar nenhuma das mensagens enviadas.

Um pouco desiludidos por não ser-mos entendidos apenas como escrevendo uma opinião e não uma “verdade absoluta”, não sendo a favor ou contra qualquer corrente politica, não entendendo essas mesmas pessoas que quem escreve, mal ou bem, em jornalismo, deve ser isento de partidarismos políticos, religiosos, clubisticos ou outros.

No entanto, a nossa análise da altura mostrou ser verdadeira e correcta.

Sem nada dizer sobre as eleições Legislativas, aguardámos pacientemente pelas eleições Autárquicas, escutando e ‘ouvindo’ o que se passava ao nosso redor e mesmo o que nos iam dizendo.

É verdade que muitas vezes nos impacientámos com os que nos tentavam ‘dar música’.

Mas… …

As eleições Autárquicas chegaram. Com elas Castanheira de Pera mostrou que afinal há quem saiba analisar e ver nas ‘entrelinhas’ os recados que foram sendo deixados nos actos eleitorais anteriores.

Com este ‘cartão amarelo, quase vermelho’, o Partido Socialista em Castanheira de Pera, deverá tirar as suas próprias conclusões. Fazer ele mesmo a análise dos resultados e rectificar o que levou ao descontentamento dos Castanheirenses.

Aos políticos cabe analisar politicamente estes resultados, enquanto a nós cabe analisá-los ‘nua e cruamente’, quer haja quem goste ou não.

È para isso que serve a Democracia.

No final deste acto eleitoral, desde a campanha ate à votação em si mesma, queremos deixar uma palavra de agrado pela forma como correu a mesma, não deixando de dar os parabéns aos ‘vencedores’ e aos ‘vencidos’.

Aos primeiros, Partido Socialista; porque ganharam, mesmo sem aparentemente esperarem que fosse escasso o resultado.

Aos segundos, Partido Social Democrata; porque sem fazerem uma ‘grande’ campanha, e com gente da terra, ‘sem pesos pesados’; abanaram os seus adversários políticos.

Neste quatro anos que se adivinham difíceis, esperamos que todos os eleitos saibam usar o seu lugar para o bem de Castanheira de Pera.

Filipe Lopo

filipelopo@sapo.pt

 



publicado por Filipe Lopo às 01:16
link do post | favorito
 O que é? |

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Novo endereço - http://ca...

AS SUAS NOTICIAS - O NOSS...

25 de ABRIL de 1974 - 36º...

OS PERIGOS DA INTERNET

VIOLÊNCIA EM DEBATE

CASTANHEIRA DE PERA RECEB...

CARTA DE UMA MÃE PARA OUT...

CORO DE SANTO AMARO DE OE...

TOMADA DE POSSE DOS ELEIT...

DISCURSO DO PRESIDENTE DA...

TOMADA DE POSSE DOS ELEME...

HOJE ESTOU DANADO

ACTO ELEITORAL NA FREGUES...

FUTEBOL DE RUA – ÉPOCA 20...

APANHA DE SEMENTES – PROJ...

GNR de Pombal apreendeu m...

CANYONING - Ribeira de Qu...

“DEUS ABENÇÕE OS PAIS MAU...

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES A...

DISTRIBUIÇÃO DE MANDATOS ...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 200...

EXPOSIÇÂO NA CASA DO TEMP...

Há Festa em Castanheira d...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM C...

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA ...

PARTIDO SOCIALISTA - CAND...

"PAISAGENS" EXPOSIÇÃO FOT...

EXPOSIÇÃO DE MOTORIZADAS ...

Iº Torneio de Vólei Praia...

DUAS LUAS A 27 DE AGOSTO ...

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

DIA INTERNACIONAL DA JUVE...

Dia 15 de Agosto a RTP ch...

PSD candidata presidente ...

CASTANHEIRA DE PERA - PS ...

04 de Julho de 2009 - Dis...

04 de Julho de 2009 - Dis...

Festa do Livro volta à Pr...

COMEÇOU A CAMPANHA ELEITO...

JS não integra lista do P...

ULTIMA HORA - MINISTÉRIO ...

PEDIDO DE DESCULPA

CANDIDATO À AUTARQUIA CAS...

95º ANIVERSÁRIO DE CASTAN...

APRESENTAÇÃO DE 70 NOVAS ...

PASSEIO PEDESTRE, ESCONHA...

Stº ANTÓNIO DA NEVE - C...

Memórias do Antigamente l...

XII FESTIVAL DE FOLCLORE ...

TRIANGULACOES de JOSÉ POR...

arquivos

Janeiro 2011

Abril 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

tags

todas as tags

links
Paralaxe

VISITAS

Estadisticas web
blogs SAPO
Pesquisa
 Busca e Pesquisa Evangélica