Página não oficial do Concelho de Castanheira de Pera
Sábado, 27 de Maio de 2006
A MAIOR E MAIS BELA BANDEIRA DO MUNDO

Castanheira de Pera disse PRESENTE ao apelo feito por Scolari para formar a MAIOR E MAIS BELA BANDEIRA DO MUNDO.

Quarenta e sete (47) meninas e senhoras; sairam de Castanheira de Pera no passado dia 20 de Maio pelas 08H20 da manhã em direcção ao Estádio Nacional, no Jamor-Lisboa com o unico objectivo de apoioar a Selecção Nacional de Futebol, que nesse mesmo dia estaria de partida para Évora, onde iniciaria o percurso rumo ao Mundial de Fuitebol, na Alemanha.

Numa viagem onde imperou a alegria, a distância entre Castanheira de Pera e o Jamor  foi realizada num clima de entusiasmo: - Iriam ver a Selecção!

Nomes como 'Figo', 'Ronaldo', 'Simão', 'Nuno Gomes', 'Ricardo', entre muitos outros, iam enchendo o imaginário de cada uma numa alegria contagiante.

Castanheira de Pera foi o primeiro autocarro do districto de Leiria a chegar a Moscavide, onde junto à delegação do IPJ no Parque das Nações, recebeu (juntamente com outros autocarros idos de vários pontos do País), os sacos com o lanche (almoço) volante. Mas antes, a primeira paragem tinha já sido efectuada na área de serviço de Aveiras, onde em menos de 10 minutos cerca de 19 autocarros encheram por completo o recinto, com cerca de mil Mulheres idas da Região Norte.

O percurso entre o Parque das Nações e o Jamor foi sem dúvida o mais penoso! Cerca de hora e meia foi o tempo dispendido no trajecto, que ia quase levando ao 'desespero' o grupo Castanheirense. 

Chegados ao local e depois da entrega dos lanches a cada uma das participantes (o nosso autocarro levava ainda mais 450 sacos para entrega a outras senhoras do districto, representado com 900 Mulheres), seguiram finalmente em direcção ao Estádio Nacional. Cerca de 500 metros as separavam do local. no entanto não foi suficiente para conseguirem, todas; avistar a Selecçaão Nacional de Futebol e o seu treinador Scolari.

Nós, imprensa e coordenadores dos autocarros do IPJ-Leiria, bem como o delegado Dr. Joaquim Pequicho, seguimos cerca de meia hora depois, após a entrega dos lanches às restantes participantes.

 Para nossa surpresa, eram por volta das 14H10m; a porta do estádio (a única aberta!) era fechada com a desculpa, dada pelo speaker, de que o mesmo estava a abarrotar de gente e já não era possivel a entrada de mais alguém.

Também as presumiveis entradas dividas para os diversos grupos, tinham desaparecido... A confusão na entrada era total com milhares de Mulheres a tentar ao mesmo tempo.

Após nos termos identicado como jornalistas, lá conseguimos entrar. E se a confusão no exterior era grande, ali, bem entre a entrada e o muro que separa a zona da pista de atletismo e relvado, a confusão era ainda bem maior.

Aos poucos fomo-nos apercebendo de que nas bancadas ainda havia muitos lugares vagos e que todas a s mulhers caminhavam do topo sul, do tiopo norte e da porta da entrada para o local onde presumivelmente seria a entrada por onde entrariam para o relvado para formar a Bandeira.

Das nossas Mulheres, nem sinal. Só por telemovel iamos tendo contacto. Instaladas na bancada do sector 15 / 17, descansaram durante algum tempo até que algumas, 25; resolveram meter-se literalmente na confusão e tentar entrar no relvado para fazer parte da Bandeira.

Conseguiram!

Cerca de 25 das Mulhers Castanheirenses fizeram parte das 18.788 mulheres que formaram a Maior e Mais Bela Bandeira do Mundo!

Nós, pelo nosso lado, iamos tentando passar por todo o Estádio observando à nosa volta o que se passa. E o que iamos vendo, causáva-nos arrepios:

- Pais com bébés de meses em carrinhos de bebe ou ao colo, crianças de quatro (ou meno) anos de mão dada aos pais ou às cavalitas dos mesmos; mulheres sem qualquer paciência; àguas atiradas literalmente pelos seguranças para cima das pessoas sentadas nas bancadas, ou de pé no meio da confusão literal; poucos elementos da segurança presentes no Estádio para controlar as mais de trinta mil mulheres (para além dos homens, crianças e alguns cães presentes); pessoas com dores nas mãos queixando-se de terem partido os dedos no meio dos encontrões da confusão; três ambulancias no Estádio; mulheres a desmaiar devido ao calor e, possivelmente,  a problemas de outra ordem; poucos socorristas; e muita falta de informação...

Em suma: - Assisti ao que não esperava. O Evento que se saldou num recorde, com entrada directa para o Guiness, levando a que os responsáveis presentes dissessem ser este recorde dificil de bater (18.788 Mulheres só na Bandeira) e que as Mulheres presentes no Estádio dariam para fazer TRÊS BANDEIRAS (!), mostrou ser uma desorganização muito bem organizada.

Já para não falar das camisolas e dos certificados de presença que prometeram entregar às Mulheres presentes e não o fizeram.

Mais de 90% das Mulheres não conseguiram sequer adquirir o certificado e a camisola prometidas! De Castanheira de Pera, apenas duas senhoras conseguiram apanhar do chão um certificado já um pouco rasgado! ...

Apesar de todo o desânimo para as Mulheres que participaram e lhes fora prometido a entrada na Bandeira sem o terem conseguido, sentimos no final, já de regresso aos autocarros, pelas 19H00, a satisfação e o orgulho que só como Portugueses as nossas Mulheres sabem mostrar. 

Estiveram lá. Responderam ao apelo de apoio à Selecção feito pelo Scolari e mostraram que em Portugal as Mulheres sabem apoioar quando solicitadas.

Para elas, as MULHERES Portuguesas, o nosso sincero voto de Parabéns! Portaram-se de forma 'formideliciomidáve'!

Para a Organização do Evento, que por simples acaso não causou problemas de maior, os nossos desejos de que devem aprender a organizar e preparar melhor concentrações deste género. Estiveram mal.

Num dia de sol escaldante, com a temperatura a rondar os 27 graus, das Mulheres Castanheirenses apenas duas se sentiram indispostas, tendo uma delas recebido tratamento no Hospital de Torres Novas, onde o Grupo parou para que fosse prestada a ssistência necessária.

Mesmo com a confusão instalada, vinte e cinco (25) das Mulheres Castanheirenses, fizeram partebda constituição da Bandeira, no relvado, após muitos apertões, encontrões e algumas cotoveladas e pisadelas.

Parabéns às Mulheres.

Que a Selecção Nacional, que é de todos nós, saiba agradecer o apoio por elas manifestado.

Filipe Lopo

filipelopo@sapo



publicado por Filipe Lopo às 07:59
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Novo endereço - http://ca...

AS SUAS NOTICIAS - O NOSS...

25 de ABRIL de 1974 - 36º...

OS PERIGOS DA INTERNET

VIOLÊNCIA EM DEBATE

CASTANHEIRA DE PERA RECEB...

CARTA DE UMA MÃE PARA OUT...

CORO DE SANTO AMARO DE OE...

TOMADA DE POSSE DOS ELEIT...

DISCURSO DO PRESIDENTE DA...

TOMADA DE POSSE DOS ELEME...

HOJE ESTOU DANADO

ACTO ELEITORAL NA FREGUES...

FUTEBOL DE RUA – ÉPOCA 20...

APANHA DE SEMENTES – PROJ...

GNR de Pombal apreendeu m...

CANYONING - Ribeira de Qu...

“DEUS ABENÇÕE OS PAIS MAU...

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES A...

DISTRIBUIÇÃO DE MANDATOS ...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 200...

EXPOSIÇÂO NA CASA DO TEMP...

Há Festa em Castanheira d...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM C...

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA ...

PARTIDO SOCIALISTA - CAND...

"PAISAGENS" EXPOSIÇÃO FOT...

EXPOSIÇÃO DE MOTORIZADAS ...

Iº Torneio de Vólei Praia...

DUAS LUAS A 27 DE AGOSTO ...

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

DIA INTERNACIONAL DA JUVE...

Dia 15 de Agosto a RTP ch...

PSD candidata presidente ...

CASTANHEIRA DE PERA - PS ...

04 de Julho de 2009 - Dis...

04 de Julho de 2009 - Dis...

Festa do Livro volta à Pr...

COMEÇOU A CAMPANHA ELEITO...

JS não integra lista do P...

ULTIMA HORA - MINISTÉRIO ...

PEDIDO DE DESCULPA

CANDIDATO À AUTARQUIA CAS...

95º ANIVERSÁRIO DE CASTAN...

APRESENTAÇÃO DE 70 NOVAS ...

PASSEIO PEDESTRE, ESCONHA...

Stº ANTÓNIO DA NEVE - C...

Memórias do Antigamente l...

XII FESTIVAL DE FOLCLORE ...

TRIANGULACOES de JOSÉ POR...

arquivos

Janeiro 2011

Abril 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

tags

todas as tags

links
Paralaxe

blogs SAPO