Chegámos à minutos do local onde o fogo lavra com maior intensidade.
Mesmo no alto da Serra junto às eólicas, vimos a progressão assustadora que leva em direcção ao alto da povoação da Ortiga, podendo mesmo ainda chegar à povoação do Fontão também durante esta noite.
Ficamos abismados com o numero de homens e meios envolvidos, a esta hora, e perguntamos porque não se fez este esforço mais cedo tendo, talvez, impedido que este flagelo atingisse as proporções a que agora assistimos.
E digo assistimos, porque nos deparámos com mais de duzentos (200) Homens neste combate desenfreado, numa guerra quase perdida.
Homens e mulheres vindos de vários cantos do País numa tentativa desesperada de terminar com o pesadelo que já dura em Castanheira de Pera há mais de trinta (30) horas(!), lutam também contra o vento forte e o frio que se faz sentir no local.
Ficámos um pouco desconcertados quando assistimos a ordens a serem dadas a unidades vindas de outros locais do País, por Comandantes que não conhecem este Concelho... ...
Mas para melhor ficarmos a conhecer a situação deixamos a actualização dos dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil:
21h57 - Reactivação, devido ao forte vento que se faz sentir na área. Mobilização dos Grupos de Reforço de Incêndios Florestais de Castelo Branco, Coimbra e Santarém.
22h34 - A caminho uma equipa do Grupo de Análise e Uso do Fogo.
23h00 - Actualização de meios: 221 bombeiros com 53 veículos, 15 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro com 3 veículos e 2 elementos da Junta de Freguesia com 1 veículo.
23h20 - A caminho Grupos de Reforço de Incêndios Florestais de Castelo Branco e Coimbra.________________________________________________________________ 30/03/2009 -- No local Governador Civil, Presidentes das Câmaras Municipais de Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos.
00h05 - Na sequência da previsão da mudança da direcção do vento, estão a ser reposicionados meios no local, na linha de Cumeada da Serra (cabeça do incêndio) numa tentativa de não o deixar progredir.
00h16 - A caminho Grupo de Reforço de Incêndios Florestais de Santarém.
00H21 - Grupo de Análise e Uso do Fogo no local.
01h00 - Saida do local do Governador Civil e Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.
(http://www.proteccaocivil.pt/CNOS/Pages/istaFogos.aspx)
Estes são os últimos dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Vamos esperar que o dia que se aproxima, traga a Castanheira de Pera a calma e tranquilidade que se deseja.
Filipe Lopo
Rádio Condestável
Os Meus Links
Municipio De Castanheira de Pera
FREGUESIA de S. Domingos De Castanheira de Pera
Página Oficial da Praia das Rocas
CENTRO RECREATIVO CONVIVIIO DOS PISÕES
CASTANHEIRA DE PERA E SUAS GENTES - Carlos Searas
PARÓQUIA DE S. DOMINGOS - Castanheira de Pera
Noticias de Castanheira de Pera Em Portugal-BRASIL
Municipio De Figueiró dos Vinhos
O Tempo em Castanheira de Pera
PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ
CRIAR AVES DA FAUNA EUROPEIA LEGALMENTE
Jorge Nunes - Fotografia - Coentral
Salaborda Nova - Noticias da Marlene