Página não oficial do Concelho de Castanheira de Pera
Quarta-feira, 2 de Maio de 2007
Segurança Social e Acessibilidades preocupam autarquia de Castanheira de Pêra

Da Página do Governo Civil do Distrito de Leiria, retirámos o texto transcrito abaixo, com as devidas autorizações, por nos parecer de grande importância para Castanheira de Pera.

O nosso Obrigado. 

 

 

"Segurança Social e Acessibilidades preocupam autarquia de Castanheira de Pêra

O Governador Civil de Leiria, José Miguel Medeiros, esteve na passada sexta-feira, dia 10 de Março, no concelho de Castanheira de Pêra no âmbito das visitas que está a realizar aos concelhos do distrito.

Durante a manhã realizou-se uma reunião de trabalho no edifício da Câmara Municipal, na qual estiveram presentes, para além do Governador Civil e do Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, o Comandante Operacional Distrital, o Comandante do Posto Territorial da GNR de Castanheira de Pêra, o representante do Centro de Prevenção e Detecção de Leiria da Circunscrição Florestal do Centro, a representante da Direcção de Estradas de Leiria, o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra e o responsável pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia.
Nesta reunião foram apresentados alguns dados estatísticos relativos aos incêndios florestais do pretérito ano e à criminalidade no distrito de Leiria, e mais concretamente no concelho do Castanheira de Pêra. Este concelho não registou área ardida no ano de 2005; ocorreram 13 incêndios em 2005 mas, em todos eles, a primeira intervenção foi eficaz. No que diz respeito à criminalidade, o Comandante da GNR referiu que no ano transacto se registaram 68 crimes em Castanheira de Pêra, o que dá uma média de 5,5 crimes por mês e revela que este é um dos concelhos com menor índice de criminalidade do distrito.
O Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, Fernando Lopes, apresentou as medidas que estão a ser tomadas no município, no que se refere à defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente a vigilância móvel motorizada, a candidatura ao Programa AGRIS, a construção de mais um ponto de água para o abastecimento dos veículos no combate aos incêndios, a abertura de mais faixas de gestão de combustível e caminhos florestais. No que diz respeito à segurança rodoviária, Fernando Lopes anunciou que a autarquia está a fazer um estudo de toda a sinalização do concelho e pretende harmonizar a mesma, para melhorar as condições de circulação dos condutores.
No final da manhã, os presentes procederam à visualização de locais onde é necessária intervenção ao nível da segurança rodoviária, visitaram o Jardim-de-infância de Castanheira de Pêra, a Praia das Rocas e o local de implementação do futuro quartel dos Bombeiros Voluntários.
Após o almoço, o programa prosseguiu novamente no edifício da Câmara Municipal, desta vez com a participação dos representantes dos serviços desconcentrados da administração central, nomeadamente: Susana Jordão, técnica da Direcção de Estradas de Leiria; Arlindo Francisco, adjunto do director do Centro Distrital de Segurança Social; Maria do Céu Santos, Coordenadora Educativa de Leiria; António Pinto, Director do Centro de Emprego de Figueiró dos Vinhos; e Ana Elisa Santos, Directora do Centro de Formação Profissional de Leiria.
No que diz respeito às acessibilidades, o Presidente da Câmara mencionou a necessidade de beneficiação do IC8 e do IC3 e também da conclusão da construção da variante do Troviscal, que necessita de um reforço de verba. No que diz respeito ao IC8, a representante da Direcção de Estradas de Leiria disse que está prevista para os próximos meses a beneficiação do troço que liga Pombal ao Pontão. Quanto à variante do Troviscal, propôs que a Câmara enviasse este projecto para as Estradas de Portugal para que haja uma reavaliação das verbas necessárias à sua conclusão.
Na área da educação, o Presidente da Câmara referiu que a requalificação da rede escolar do 1.º ciclo e o consequente fecho de três escolas no concelho, terá que resultar no melhoramento das escolas para onde vão ser transferidos os alunos. A autarquia tem um projecto para a construção de uma nova escola do 1.º ciclo e de uma novo jardim-de-infância para substituir o actual, que não tem condições nem capacidade mínimas para acolher mais alunos.
No âmbito segurança social, o Presidente da Câmara apresentou o projecto de um Lar de Grandes Dependentes que está a ser construído pela Santa Casa da Misericórdia e se encontra em fase de conclusão. Para que este complexo entre em funcionamento, Fernando Lopes solicitou que se alargue o acordo com a Segurança Social para que o Lar possa acolher mais 20 idosos do que na actualmente.
Para além disto, a autarquia mostrou-se também preocupada com a requalificação profissional dos habitantes do concelho. O Presidente da Câmara referiu a necessidade de começar a formar pessoas para a assistência a idosos e para a área da hotelaria. O objectivo será moldar as pessoas às ofertas de emprego existentes na região. Os representantes do Centro de Emprego de Figueiró dos Vinhos e do Centro de Formação Profissional de Leiria mostraram-se disponíveis para responder a esta necessidade e oferecer formação nestas áreas.
Os representantes dos organismos desconcentrados da administração central prestaram esclarecimentos no âmbito dos assuntos discutidos e comprometeram-se, na esfera dos respectivos serviços e em articulação com o município, a diligenciar no sentido da concretização dos projectos do concelho de Castanheira de Pêra.
[Governo Civil de Leiria] "

Mais informações ou noticias detalhadas, podem ser retiradas pelos interessados da página  http://www.gov-civil-leiria.pt/

Filipe Lopo

filipelopo@sapo.pt



publicado por Filipe Lopo às 15:35
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Novo endereço - http://ca...

AS SUAS NOTICIAS - O NOSS...

25 de ABRIL de 1974 - 36º...

OS PERIGOS DA INTERNET

VIOLÊNCIA EM DEBATE

CASTANHEIRA DE PERA RECEB...

CARTA DE UMA MÃE PARA OUT...

CORO DE SANTO AMARO DE OE...

TOMADA DE POSSE DOS ELEIT...

DISCURSO DO PRESIDENTE DA...

TOMADA DE POSSE DOS ELEME...

HOJE ESTOU DANADO

ACTO ELEITORAL NA FREGUES...

FUTEBOL DE RUA – ÉPOCA 20...

APANHA DE SEMENTES – PROJ...

GNR de Pombal apreendeu m...

CANYONING - Ribeira de Qu...

“DEUS ABENÇÕE OS PAIS MAU...

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES A...

DISTRIBUIÇÃO DE MANDATOS ...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 200...

EXPOSIÇÂO NA CASA DO TEMP...

Há Festa em Castanheira d...

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM C...

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA ...

PARTIDO SOCIALISTA - CAND...

"PAISAGENS" EXPOSIÇÃO FOT...

EXPOSIÇÃO DE MOTORIZADAS ...

Iº Torneio de Vólei Praia...

DUAS LUAS A 27 DE AGOSTO ...

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

DIA INTERNACIONAL DA JUVE...

Dia 15 de Agosto a RTP ch...

PSD candidata presidente ...

CASTANHEIRA DE PERA - PS ...

04 de Julho de 2009 - Dis...

04 de Julho de 2009 - Dis...

Festa do Livro volta à Pr...

COMEÇOU A CAMPANHA ELEITO...

JS não integra lista do P...

ULTIMA HORA - MINISTÉRIO ...

PEDIDO DE DESCULPA

CANDIDATO À AUTARQUIA CAS...

95º ANIVERSÁRIO DE CASTAN...

APRESENTAÇÃO DE 70 NOVAS ...

PASSEIO PEDESTRE, ESCONHA...

Stº ANTÓNIO DA NEVE - C...

Memórias do Antigamente l...

XII FESTIVAL DE FOLCLORE ...

TRIANGULACOES de JOSÉ POR...

arquivos

Janeiro 2011

Abril 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

tags

todas as tags

links
Paralaxe

blogs SAPO