Sport Castanheira de Pera e Benfica 2 x Ranha 0
SCPB:
- Luís (Guarda Redes); Tiago; Márcio; Chapa (Nuno)(que regressa á equipa após cinco jogos e castigo); Damásio; Rodrigo, Mário Tó (Cap.); Paulito; Fábio; Marcolino; Donisete.
Suplentes: - Jorge (Guarda Redes); Luís (Chocolate); Zé Mário; Ruben Vidal; Assa (Gonçalo); Xico (Hugo).
Treinador: - Zé Alberto (Inglês)
RANHA:
- Arlindo (Guarda Redes); Mico; Ângelo; Filipe (Cap.); Carlos; Tiago; Gonçalo; Tito; Cordeiro; Perusi; Victor.
Suplentes: - Humberto (Guarda Redes); Faria; Branquinho; Eurico; Paulo; Micas.
Treinador: - José Sena
Equipa de Arbitragem: Ricardo Morgado; Ricardo Pereira; Artur Louceiro.
==============================
O Campo Dr. José Fernandes de Carvalho em Castanheira de Pera, recebeu o desafio que aqueceria a tarde fria e ventosa que ali se fazia sentir, no pelado castanheirense, no passado domingo, dia 09 de Março.
Com as equipas alinhando á hora marcada, Ricardo Morgado deu inicio ao jogo que teve os primeiros 45 minutos bem diferentes do que iríamos presenciar na sua segunda metade.
Com ambas as equipas a demonstrar que estavam ali para mostrar o seu valor, contrariando o adversário, assistimos a excelentes momentos de futebol nos primeiros 45 minutos.
Embora o SCPB tivesse aguentasse a Ranha no seu meio campo, é esta equipa a levar perigo pela primeira vez aos quatro minutos junto da área do SCPB. È então a vez da equipa da casa devolver a graça e, um minuto depois, é a vez da baliza da Ranha sentir um pequeno arrepio.
Com o jogo a desenvolver-se em ambos os lados do pelado, assistia-se a uma pequena superioridade do SCPB em relação á Ranha.
Surgem entretanto dois lances polémicos, um a favor da equipa visitante e o segundo a favor da equipa da casa. Duas faltas, ambas cometidas no meio campo, que o juiz da partida não assinala, escutando-se então os primeiros protestos quer dos atletas quer do público.
Embora com a primeira parte praticamente empatada, em parte devido ao forte vento que se fazia sentir e que prendia ou levava mais longe a bola, é num canto a favor do SCPB, aos 43m, que Mário Tó, á vontade, faz o primeiro golo do jogo, num cabeceamento que a todos deixa surpreendidos: - Arlindo, o guarda redes da Ranha, deixava entrar uma bola facilmente defensável.
Terminava a primeira parte, debaixo de um vento forte; prevendo-se que a segunda parte nada trouxesse de novo.
Estávamos enganados.
O treinador da Ranha mexeu logo no inicio na sua equipa, fazendo entrar Faria para o lugar de Filipe, o capitão.
Filipe levava mais vida á equipa e apesar do vento, durante alguns minutos viu-se um futebol mais táctico, em ambas as equipas.
Com diversas faltas cometidas de ambos os lados, sem direito a cartões, sentia-se que os atletas começavam a ter os nervos á flor da pele, sem que Ricardo Morgado conseguisse acalmar o que já se adivinhava poder ser imparável: - Os atletas começavam a jogar com mais dureza e, pela parte da Ranha, o seu nº 7, Gonçalo; é o primeiro a dar nas vistas com algumas simulações de faltas, seguido do nº 10, Perusi; levando a que Mário Tó, o nº 20 e capitão do SCPB, reclamasse por diversas vezes junto ao árbitro pelas atitudes destes jogadores.
Aos 7 m da segunda parte, Mário Tó, do SCPB, via a cartolina amarela, por reclamar.
Logo depois, Luís, o guarda redes do SCPB, aos 10 m, vê também ele a cartolina amarela, após pontapear a bola cuja trajectória é desviada pelo vento, não entendo assim o árbitro.
Com o jogo a endurecer, é de novo o treinador da Ranha que tenta impor um novo ritmo ao jogo e, praticamente aos 15 m, faz entrar Paulo para o lugar de Cordeiro, o homem que até ao momento mais vontade mostrara em dar a volta ao resultado.
Finalmente aos 22m, Gonçalo, da Ranha; vê o cartão amarelo. Tentava assim o árbitro da partida colocar alguma ordem no jogo.
Há então uma sucessão de contra ataques quer da parte do SCPB que desperdiça diversas oportunidades de aumentar a vantagem no marcador, até que aos 33m surge uma jogada de contra ataque da Ranha, isolando Victor, nº 20; ficando este frente a frente com o guarda redes Luís do SCPB, obrigando a que Luís saísse ao lance para fazer a mancha já fora da grande área e defendesse a bola a cerca de dois metros do seu terreno regulamentar, impedindo assim que a Ranha empatasse o jogo e, talvez, pudesse mesmo aumentar a vantagem, visto que estavam
nesta altura os atletas da equipa visitante, bastante motivados.
A partir desta altura o SCPB vê-se reduzido a dez unidades, tendo Luís, que já tinha um amarelo, visto a cartolina vermelha, sacrificando a sua personalidade em favor da equipa. Há então uma mexida no SCPB, com o seu treinador, Zé Alberto (Inglês), a fazer entrar Jorge, o guarda redes suplente, fazendo sair Fábio.
A equipa visitante desperdiça este livre e praticamente logo depois, aos 40m, de novo o Treinador do SCPB mexe na equipa e faz sair Donisete para colocar em campo Zé Mário que, logo na primeira oportunidade que tem, fica também ele isolado frente a Arlindo, guarda redes da Ranha; enganando este com um belo
passe, e ficando sozinho levou a bola até á baliza fazendo o tento que daria a vantagem á equipa da casa.
Entretanto aos 41m, Paulo, da Ranha; vê a cartolina amarela por agressão a Mário Tó.
Com cinco minutos de compensação, já em pleno tempo de descontos, Zé Inglês faz entrar Assa para o lugar de Marcolino, aos 46m.
Com o tempo de compensação esgotado, e finalizada partida de futebol pelo árbitro Ricardo Morgado, salientamos o fair play de alguns atletas que no final se cumprimentaram.
No entanto, não podemos deixar passar em branco a atitude de extrema má educação do nº10 da Ranha, Perusi; que com alguns gestos obscenos, indecorosos e indignos de um atleta, se virou para um grupo de jovens quando saía do campo em direcção aos balneários.
É pena que no desporto ainda se assistam a atitudes deste género.
Texto e fotos:
Filipe Lopo
filipelopo@sapo.pt
Rádio Condestável
Os Meus Links
Municipio De Castanheira de Pera
FREGUESIA de S. Domingos De Castanheira de Pera
Página Oficial da Praia das Rocas
CENTRO RECREATIVO CONVIVIIO DOS PISÕES
CASTANHEIRA DE PERA E SUAS GENTES - Carlos Searas
PARÓQUIA DE S. DOMINGOS - Castanheira de Pera
Noticias de Castanheira de Pera Em Portugal-BRASIL
Municipio De Figueiró dos Vinhos
O Tempo em Castanheira de Pera
PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ
CRIAR AVES DA FAUNA EUROPEIA LEGALMENTE
Jorge Nunes - Fotografia - Coentral
Salaborda Nova - Noticias da Marlene