Juniores Castanheirenses: - A decepção
Acabámos de sair do campo Dr. José Fernandes de Carvalho, em Castanheira de Pera, onde assistimos ao jogo do escalão de Juniores entre o Sport Castanheira de Pera e Benfica e a Desportiva de Figueiró dos Vinhos.
Com uma primeira parte em que ambas as equipas procuraram unicamente chegar ao golo que lhes poderia dar a vitória, é a Desportiva que se adianta no marcador através de uma grande
penalidade, inaceitável por parte da defesa do SCPB, visto que o jogador da Desportiva não se encontrava em situação com ângulo para marcar o golo.
Bem assinalado a grande penalidade, dando a vantagem á equipa visitante, terminando quase de imediato os primeiros 45 minutos. Esperava-se que a segunda parte fosse um pouco melhor e o jogo se tornassse num "clássico" da Comarca, com ambas as equipas disputando a bola em busca, sómente, da vitória.
Tal não aconteceu e, embora as mexidas em ambas as equipas viessem dar mais alento, o facto é que de novo é a Desportiva de Figueiró dos Vinhos que se adianta no marcador, quando
cerca dos 20 minutos marca o segundo tento, numa bola mal defendida pelo guardião castanheirense.
Num rasgo de alguma inteligência, o atleta castanheirense que até ao momento mais faltas tinha provocado e mesmo simulado, levando a que uma conversa entre nós próprios, um adepto do SCPB (pai de um dos atletas que tinha ficado no banco) e outro da Desportiva (cremos que o motorista do autocarro do Municipio e Figueiro dos Vinhos que transportara a equipa de Juniores da Desportiva), deixasse antever que alguma coisa de grave poderia
acontecer no final; o atleta , diziamos nós , marca um golo após alguma insistência junto á baliza da Desportiva, provocando ainda um sururu por a bola não ser reposta de imediato em jogo.
Terminava o jogo com o SCPB a perder or 1 bola contra 2 das Desportiva.
Com uma arbitragem (da A.F,L.) que na 1º parte estivera á altura dos acontecimentos, não se podia dizer o mesmo já na segunda parte.
No entanto, o pior aconteceria quando o juiz da partida finalizava a mesma, com 4 minutos de compensação - que não nos pareceu muito devido aos acontecimentos da 2ª parte - : Um dos atletas dpo SCPB, a " vedeta", agrediu literalmente um dos atletas da Desportiva levando a que houvesse uma invasão de campo, com muitos dos presentes a tentar proteger os atletas de ambos os lados, sendo mesmo visivel que alguns dos atletas do SCPB de tudo fizeram para ajudar os seus colegas atletas da Desportiva, enquanto que alguns dos adultos que ali se encontravam a asssistir ao jogo se agrediram mutuamente (entre adeptos de Castanheira e Figueiró dos Vinhos).
A situação que ali se passou, durante alguns minutos, foram dignas de cenas do terceiro mundo.
Perguntamos até quando?
Continuamos a alertar para que situações como esta não voltem a acontecer.
Para tal, há que PROIBIR a entrada de alguns adeptos nos campos, visto que são quase sempre (em 90% dos casos) os mesmos a incentivar outros á violência quer com o palavreado que usam, quer ainda com as suas atitudes.
As Direcções dos Clubes tem essa autoridade e podem fazê-lo para bem do Clube, do Concelho a que pertencem e dos seus Atletas.
Para que terminem de vez com estas situações, as direcções dos Clubes, neste caso especifico do SCPB; terão que impedir a entrada deste tipo de gente, que todos conhecem e nada fazem
para que as suas atitudes continuem a denegrir um Clube e, ou, mesmo um Concelho.
Antes de treminarmos deixamos algumas perguntas no ar:
- Porque não se faz nada contra este tipo de gente que só serve para dar uma má imagem do Clube?
- Será porque todos os consideram "carenciados"?
- Ou será porque o "vedetismo" deste atleta será necessário para destruir um trabalho que estava a ser realizado de forma séria e concisa?
- Porque se permite que atletas com 'influência na equipa', fiquem no banco?
Há que tomar uma atitude urgente e já, para bem do SCPB e de Castanheira de Pera.
Já agora, deixamos uma pergunta sobre uma atitude menos digna de um dos Atletas da Desportiva:
- Se o referido Atleta não tivesse sido provocado por algumas "senhoras" castanheirenses, já na saida do campo, teria ele realizado essa atitude?
Parece-nos que não!
A Desportiva de Figueiró dos Vinhos ganhou em Castanheira de Pera e, pelo que fez, bem mereceu essa mesma vitória.
Filipe Lopo
filipelopo@sapo.pt
Rádio Condestável
Os Meus Links
Municipio De Castanheira de Pera
FREGUESIA de S. Domingos De Castanheira de Pera
Página Oficial da Praia das Rocas
CENTRO RECREATIVO CONVIVIIO DOS PISÕES
CASTANHEIRA DE PERA E SUAS GENTES - Carlos Searas
PARÓQUIA DE S. DOMINGOS - Castanheira de Pera
Noticias de Castanheira de Pera Em Portugal-BRASIL
Municipio De Figueiró dos Vinhos
O Tempo em Castanheira de Pera
PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ
CRIAR AVES DA FAUNA EUROPEIA LEGALMENTE
Jorge Nunes - Fotografia - Coentral
Salaborda Nova - Noticias da Marlene