Hoje Estou Danado!
È verdade!
Hoje estou mesmo danado!
Então não querem vocês saber que hoje mesmo, um jovem do sexo masculino, apresentou-se no local para onde foi chamado a trabalhar, através do programa onde estava inscrito no Centro de Emprego (estava e está!) e, cerca de meia hora depois, abandonou o mesmo com a “desculpa” que “este trabalho não é para mim”!
Pudera!
Foi chamado para o serviço de jardinagem e, logo pela manhã, apresentou-se devidamente vestido como se fosse para uma ‘festa’... até de sapatinho engraxado!
Hoje estou danado!
Se a estas pessoas que não aceitam o trabalho para o qual são chamados, depois de terem uma reunião prévia para conhecerem o trabalho para o qual são chamados e não recusam nessa altura; se a elas, dizia, fosse retirado o subsidio de emprego e os obrigassem a trabalhar, então talvez este País á ‘beira mar plantado’ (parece-me que está cheio é de “ervas ruins”...) retomasse o seu rumo e, lentamente, a riqueza produzida pelo trabalho honesto, poderia mesmo ser o de jardinagem; voltaria a ocupar o espaço que vem sendo deixado vago pelos subsidio-dependentes!
Hoje estou danado!
Danado porque muitos destes indivíduos, de ambos os sexos, têm ocupações paralelas e por elas recebem bem mais que um trabalhador, com os seus descontos em dia.
Hoje estou danado!
Danado porque os responsáveis por este País sabem do que se passa e nada fazem para alterar a situação!
Danado porque tenho conhecimento de um casal em que ele, embora diga que não pode trabalhar porque tem “problemas de coluna”, ‘farta-se de andar de motorizada todo o dia, de um lado para o outro e ninguém parece querer mudar esta situação!
Até costumava ir ter com a mulher quando ela mesmo estava a trabalhar (mas sómente para a vigiar!), também ela inscrita no Centro de Emprego e a trabalhar nos serviços de limpeza e jardinagem... E vejam só que esta senhora já há meses que não aparece ao trabalho, apresentando baixa por doença, sucessivamente sem que alguém faça alguma coisa!...
Estou danado mesmo!
É que esta gente anda a usufruir do suor de quem trabalha e que faz os seus descontos.
É que esta gente é muitas vezes conhecida por “pobres diabos, uns coitadinhos, pobrezinhos” e tantos outros adjectivos terminados em ‘inhos’, que até já cheira mal!
Danado porque esta situação parece não querer ser alterada pelo poder político, visto que a ele mesmo parece lhe convir que a situação se mantenha!
Hoje estou danado, até porque sei que muitos destes “subsidio-dependentes” não vão gostar nada do que escrevi desde o inicio desta peça...
... que rica peça me saiu o tal ‘jovem, vestido como se fosse para uma festa”...
Se calhar enganou-se... vinha mesmo para trabalhar...
É por esta e por outras iguais, que hoje estou danado!
Que rica festa!
Filipe Lopo
Rádio Condestável
Os Meus Links
Municipio De Castanheira de Pera
FREGUESIA de S. Domingos De Castanheira de Pera
Página Oficial da Praia das Rocas
CENTRO RECREATIVO CONVIVIIO DOS PISÕES
CASTANHEIRA DE PERA E SUAS GENTES - Carlos Searas
PARÓQUIA DE S. DOMINGOS - Castanheira de Pera
Noticias de Castanheira de Pera Em Portugal-BRASIL
Municipio De Figueiró dos Vinhos
O Tempo em Castanheira de Pera
PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ
CRIAR AVES DA FAUNA EUROPEIA LEGALMENTE
Jorge Nunes - Fotografia - Coentral
Salaborda Nova - Noticias da Marlene